Não use os dados de contato do Cartão de CNPJ
top of page
  • Foto do escritorFelipe Tavares

Não use os dados de contato do Cartão de CNPJ

Você sabe o que é um cartão de CNPJ e para que ele serve? Neste post, eu vou compartilhar com você algumas informações sobre esse documento que é essencial para qualquer empresa.





O cartão de CNPJ é um documento que comprova a existência de uma empresa. Ele contém informações como o nome, o endereço, a natureza jurídica e a situação cadastral da empresa. Ele serve para negociar contratos, abrir conta em banco, emitir nota fiscal, entre outras funções. Ele é gerado automaticamente quando a empresa é registrada na Receita Federal. Você pode consultar e imprimir o cartão de CNPJ no site da Receita Federal.


Mas você sabia que nem sempre os dados de contato que aparecem no cartão de CNPJ são os da empresa consultada? Isso acontece porque muitas vezes os contadores que abrem as empresas colocam os seus próprios dados de telefone e e-mail para agilizar o processo. Assim, se você tentar entrar em contato com a empresa usando esses dados, você pode não ter sucesso.


Isso pode causar problemas de comunicação para as empresas e para os contadores. Por isso, seria interessante que a Receita Federal desse um prazo limite para a regularização desses dados. As empresas deveriam cadastrar o telefone real da empresa e o melhor e-mail de contato.


Mas se você precisa obter dados de empresas para qualquer tipo de relacionamento comercial, existe uma solução: procurar empresas como a Serasa, Boa vista, CreditHub, etc. Essas empresas têm dados mais confiáveis do que o cartão de CNPJ, pois têm mais interesse em manter os dados atualizados, têm mais fontes de informação e cobram pelo acesso aos dados.


Eu já usei esses serviços e encontrei as empresas que eu precisava entrar em contato. Eles são muito fáceis de usar e trazem a informação quase que instantaneamente. Eu recomendo esses serviços para outras pessoas que precisam obter dados de empresas.


Mas você sabia que esses serviços também podem te ajudar a avaliar crédito e cobrança? Se você vende produtos ou serviços a prazo, você precisa saber se o seu cliente tem capacidade de pagamento e se ele tem um bom histórico de crédito. Caso contrário, você pode correr o risco de não receber o seu dinheiro.


Os bureaux de crédito são empresas ou organizações que se encarregam de gerir e recolher toda a informação de crédito tanto das pessoas físicas como das pessoas jurídicas. Eles elaboram relatórios que contêm dados como o histórico de inadimplência e calotes, o score de crédito, as consultas realizadas por outros credores, etc.


Esses relatórios podem te ajudar a tomar decisões mais seguras na hora de conceder crédito aos seus clientes. Você pode verificar se eles têm dívidas em aberto, se eles pagam as suas contas em dia, se eles têm um bom relacionamento com outros credores, etc. Assim, você pode evitar clientes inadimplentes ou cobrar juros mais adequados ao risco.


Eu uso os dados das empresas que eu consulto nos bureaux de crédito para avaliar crédito e cobrança. Eu quero recomendar aos meus clientes que quando forem vender, não utilizem os dados do cartão de CNPJ e sim as informações dos bureaux de crédito, como Credit Hub e Serasa, por exemplo. Assim, a relação comercial será muito mais assertiva, diminuindo o risco empresarial.


Mas cuidado: esses serviços também precisam respeitar a lei de dados, a LGPD. Você sabe o que é a LGPD e como ela afeta os dados das empresas? A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados, uma lei que regula o uso e o tratamento de dados pessoais. Ela visa garantir os direitos dos titulares de dados, como acesso, correção, exclusão, portabilidade, etc.


A LGPD é um assunto muito importante e complexo, que merece uma outra conversa. Por enquanto, espero que você tenha gostado deste post sobre o cartão de CNPJ e os serviços de consulta e avaliação de dados de empresas. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário. Até a próxima!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page